segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alongamento, Mitos e Verdades...


     Alongamento, Mitos e Verdades...
Consulte sempre um Professor de Educação Física.
Organize e Avalie o Seu Treinamento.

       O início da prática de atividade física muitas vezes é relacionado à realização de exercícios de alongamentos. Este hábito é muito comum em parques, academias e clubes que possuem treinamento de várias modalidades esportivas. O assunto já foi muito discutido na literatura científica e, hoje, se estabelece um consenso sobre a prática do alongamento.

         Existem vários tipos de alongamento. O mais realizado pela população é o estático. Este preconiza na aplicação de uma força externa constante e gradual no segmento corporal até um ponto tolerado pelo indivíduo. Desta forma, a posição é mantida um curto período de tempo, não há contração muscular. Os objetivos são claros, aumentar a flexibilidade muscular.

         Por uma questão cultural a população em geral adota esta prática rotineiramente quando se inicia qualquer tipo de atividade física. No entanto, se faz necessário conhecer sua efetiva indicação. Atualmente, sabe-se que o alongamento prévio à atividade física não está relacionada à prevenção de lesões. Esta conclusão ocorreu a partir de inúmeros estudos que avaliaram dois grupos de atletas, os que adotam e não adotam o alongamento antes do exercício. No acompanhamento destes atletas não foi observado benefícios do alongamento da diminuição da incidência de lesões.
         
             A justificativa para isso é o alongamento ser uma atividade oposta ao exercício que irá se realizar, pois ele relaxará a musculatura e, logo após, o exercício exigirá uma contração muscular vigorosa. Desta forma, não teria benefícios e poderia até diminuir a performance do indivíduo. A realização do alongamento após a atividade física também pode ser prejudicial por aumentar as microlesões teciduais ocasionadas pela própria atividade física.



        Por outro lado, as vantagens de se realizar alongamento se dão a longo prazo. O aumento da flexibilidade pode promover prevenção de lesões e melhora da performance. Para que isso ocorra o ideal é realizar um programa de alongamento fora do período de atividade física, em que horários distintos ou dias alternados.

          Hoje em dia, a prevenção de lesões está diretamente relacionada com o aquecimento prévio ao exercício. Este se baseia na realização de movimentos de intensidade leve e pode associar-se ao tipo de atividade esportiva adotada, por exemplo: caminhada, bicicleta, saltos e corrida. O tempo recomendado é de aproximadamente 10 minutos.

           Concluindo, o efeito a curto prazo é prejudicial para a performance e não previne lesão. A longo prazo, um programa de alongamentos não associado ao exercício físico é benéfico para melhora da flexibilidade e
bem-estar.

ENVIE SUAS DÚVIDAS E/OU SUGESTÕES SOBRE O TEMA PARA O E-MAIL:br.doutoraon@aon.com 


Consultora: Paula Fiquetti - CREFITO 3 / 112950 FConsultora: Anny Cuofano – CREFITO 3 / 145698 FAssistente: Renata Dubas LealFontes:üAmerican Academy of Orthopaedic Surgeons
üAmerican Association of Otrhopaedic Surgeons
üANDERSEN, J.C. Stretching Before and After Exercise: Effect on Muscle Soreness and Injury Risk. Journal of Athletic Training.
2005;40(3):218–220.üSIMIC, L. SARABON, N. MARKOVIC, G. Does pre-exercise static stretching inhibit maximal muscular performance? A metaanalytical
review.Scand J Med Sci Sports.2012, Feb 8.üHACKER, S.B et al. The Impact of Stretching on Sports Injury Risk: A Systematic Review of the Literature. Med Sci Sports
Exerc. 2004 Mar;36(3):371-8.


Quer organizar o seu treinamento? 
Entre em contato:
E-mail: contato@4run.com.br
TEL.: 12 88336556  Vinícius  -  12 81164265 Sandro



Nenhum comentário:

Postar um comentário