segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Importância de se cuidar dos pés!

 Calo
Calo é uma área dura na camada superior da pele que se torna grossa, rígida e espessa, como uma resposta ao atrito constante em que a área é submetida. O calo propriamente dito se constitui de uma área rica em queratina, semelhante ao tamanho de uma ervilha, formado por uma bolsa serosa (higroma) superficial ou profunda que comprime o nervo causando dor ou infecção.
Os calos são causados devido à pressão constante e anormal em que os pés são submetidos, como no caso de sapatos apertados (exatos). O problema dos calos também pode ocorrer em outras partes do corpo, como mãos, cotovelos ou sobre áreas expostas ao atrito repetido, por exemplo, a mandíbula de um violinista. 
Tipos de Calos-  Duro, mole ,interdigital, vascular,  periungueal, neuromuscular, miliar, dorsal, millet e subungueal.
Localização- Pode localizar-se em áreas de atrito como em articulações dorsais  dos dedos, joanete (exostose), hallux valgus( quando o 1 dedo é deformado em sua lateral pelo desvio rotacional e pelo desvio angular em direção ao 2 dedo), em região metatarsica, extremidade distal dos dedos (ponta dos dedos).É comum em dorso dos dedos devido as deformações, causando a formação do dedo  em martelo, ou em garra.
Causas- Com o uso de calçados apertado (exato), salto alto, bico fino, onde os dedos são comprimidos, a articulação interfalangiana  sobressai dorsalmente  causando alteração anatomica. 
O calo dói quando muda o tempo, porque toda matéria tem a capacidade de reação relativa a temperatura, a qual é exposta, ou seja, aquecendo-a ela se dilata, esfriando-a ela se contrai. Assim sendo quando há alteração climática brusca a dilatação, ou contração desse tecido agregado um ao outro, consequentemente provoca sensações desagradaveis que são  captadas pelos terminais nervosos, levando as para o cérebro em forma de dor. O Podólogo é o profissional que tem como principais funções a orientação  na prevenção, e no tratamento das afecções dos pés.
Alcimara Alice Santana
Podóloga
contato (12) 3922-7009
             (12) 99786-0168